Matriz BCG: Análise de portifólio de produtos.



A Matriz BCG (Boston Consulting Group) é uma excelente ferramenta para analisar os produtos que você está gerenciando ou os produtos que sua empresa comercializa.

Basicamente a matriz é um cruzamento entre o crescimento do mercado VS a participação do produto neste mercado.

Para avaliar um produto é muito simples, se um determinado mercado tem um crescimento alto e seu produto tem uma baixa participação, significa que alguém está vendendo para os novos consumidores e esse alguém não é sua empresa.

Vamos aos produtos:

Abacaxí: É um produto com baixa participação em um mercado com baixo crescimento.Isso significa que este produto deve ser abandonado ou revigorado, pois muito provavelmente já gerou os lucros que poderia ter gerado à empresa e pode até estar dando muitos prejuízos na situação atual.

Vaca Leiteira: É um produto com uma alta participação em um mercado em baixo crescimento. Muito provavelmente este mercado chegou em sua maturidade e não crescerá muito mais, logo, os concorrentes irão bringar por fatias cada vez menores. O produto vaca leiteira já está consolidado no mercado e gera um baixo lucro para a empresa, porém altos volumes de venda.
Muitos se referem a este produto como: "O produto que paga as contas".

Interrogação: É um produto com baixa participação em um mercado com alto crescimento. Isso significa que este produto muito provavelmente está em fase de introdução no mercado e precisa de investimentos para alavancar suas vendas, pois o mercado em que ele está atuando está em crescimento.

Estrela: É um produto que, como o nome já diz, é a estrela da empresa, o destaque. Este produto possui uma participação alta em um mercado em alto crescimento. Sendo assim, provavelmente é o produto que gera mais lucros para a empresa e com um alto potencial. É um produto que já foi aceito pelos consumidores.

O objetivo da gestão de produtos é não deixar que um produto chegue a ser um abacaxí. 
Portanto, avalie os produtos de sua empresa e decida rapidamente o que fazer. 

Se sua empresa possui somente produtos abacaxi e vaca leiteira já está prestes a começar a perder mercado e lucratividade.

Sucesso a todos!

You May Also Like

0 comentários