Diferenciação Competitiva: Deixando a concorrência para trás.
Um desafio que existe desde que o mundo é mundo é: Como me diferenciar de meu concorrente?
Todos que atuam em vendas ou marketing ou possuem uma empresa sabem que, ser igual é o primeiro passo para o fracasso.
Pensando nisso apresentarei aqui os principais fatores de diferenciação: Produtos, Serviços (Pós-venda), Pessoas, Canal e Imagem.
A primeira possibilidade de diferenciação é o Produto. Diversas empresas investem milhões de dólares em pesquisa e desenvolvimento para estarem sempre à frente em tecnologia em seus produtos.
Outra possibilidade é diferenciar-se pelos Serviços (Pós-vendas). Muitas empresas por não conseguirem diferenciação por seus produtos, pois estes são comuns a todos os concorrentes, buscam a diferenciação através dos serviços de pós-venda. Nestes serviços estão o atendimento, a assistência técnica, a logística reversa, etc.
A diferenciação por Pessoas se dá através do treinamento de todos os colaboradores da empresa para que, em cada contato do consumidor com a empresa, seja com a área de vendas, marketing, finanças, ou RH, este consumidor seja encantado e sinta-se satisfeito.
Também existe a possibilidade de diferenciação por Canal ou Intermediários de Marketing. Esta diferenciação se dá através do canal de distribuição de seus produtos, o que muitas vezes poporciona e entrega mais rápida do mercado, encontro dos produtos em todos os PDV's, etc.
A Imagem é uma outra possibilidade de diferenciação que é muito utilizada pelas empresas. A imagem está relacionada com a merca do produto ou até mesmo da empresa. Esta marca possui atributos que são reconhecidos pelos consumidores como: Confiança, Segurança, Inovação, Seriedade, Etc.
Estas são as principais maneiras de se diferenciar em mercados tão concorridos. Avalie a melhor opção para sua empresa ou produto.
Sucesso a todos!
0 comentários