Gestão de produtos: Os 5 níveis de produto


Na FGV estamos estudando gestão de produtos e gostaria de compartilhar com todos um assunto que muitas vezes explica o sucesso de muitas empresas ou produtos. Os 5 níveis de produtos.(Imagem acima).
O Benefício Central de um produto se refere à razão de existir , a utilidade principal. Como exemplo, o benefício básico de um automóvel é o transporte.

O Produto Genérico se refere às características do produto, como este é apresentado ao mercado consumidor. Normalmente o produto genérico é comum a todos os concorrentes. 

No caso do exemplo acima, o automóvel, o produto genérico representa a composição do carro como, quatro rodas, portas, direção, motor, embreagem, etc.

Neste ponto o benefício central se transforma em um produto.

O Produto Esperado representa as características e condições esperadas pelo consumidor. Seguindo o exemplo anterior, o consumidor de um automóvel espera que os freios funcionem bem, que o motor tenha força suficiente para mover o carro, etc.

Aqui começam as oportunidades de mercado, pois muitas empresas se esquecem de avaliar qual o produto esperado por seu consumidor.

Quando digo produtos, me refiro a bens ou serviços. Um produto normalmente é composto por bens + serviços em diferentes níveis cada. Sendo assim, serviços estão dentro do produto esperado.

Um bom exemplo são lojas que não aceitam cartões de crédito ou débito. Atualmente, a esmagadora maioria dos consumidores, para não dizer todos, esperam que seja possível o pagamento via transação eletrônica em qualquer loja.

O Produto Ampliado é um nível onde a empresa excede a expectativa de seu consumidor através de seu produto. Aqui estão os famosos diferenciais. No caso do automóvel garantias além da oferecida pelo mercado, serviços de manutenção diferenciados, potência extra no motor, seguro e licenciamento grátis, e tantas outras características ou benefícios.

O produto ampliado há uma fonte inesgotável de possibilidades para surpreender seus clientes ou consumidores. A empresa Apple é uma especialista em trabalhar neste nível de produto. Normalmente os produtos da Apple possuem, além das características comum a todos os outros, características que o diferenciam e que seus concorrentes ainda não possuem.

O Produto Potencial representa um nível de produto onde as expectativas do consumidores são infinitamente superadas com algo que nunca este poderia esperar de uma empresa ou produto.  

Neste nível de produtos estão os produtos focados no futuro e em grandes inovações ou invenções

Se nos concentrarmos nestes conceitos básicos, podemos encontrar muitas oportunidades de inovação na gestão de produtos. Uma breve reflexão sobre esses níveis pode nos levar a grandes resultados.

Muitas vezes nos preocupamos com coisas grandes e nos esquecemos dos fundamentos.

Sucesso a todos!

You May Also Like

0 comentários