Gestão de Produtos: Estratégias de lançamento de novos produtos


Hoje abordarei um tema muito interessante na gestão de produtos. Estratégias de entrada em mercados.

Seja com uma nova empresa, um novo produto ou até mesmo com produtos que já existem, mas o mercado ainda não conhece, alguma estratégia de lançamento ou entrada no mercado precisa ser utilizada.
Essas são as principais estratégias: Desnatamento rápido, Desnatamento lento, Penetração rápida, Penetração lenta.

A estratégia de Desnatamento Rápido deve ser utilizada quando se está para entrar em um mercado onde a concorrência é acirrada, porém o produto não é uma commodity.

De acordo com a matriz acima, para se ter um desnatamento rápido deve-se entrar no mercado com o preço do produto alto e com um alto investimento em comunicação ou divulgação, pois quando se tem concorrentes muito fortes a comunicação se faz fundamental para acelerar as vendas e assim obter fluxo de caixa para manter as operações.

A estratégia de Desnatamento Lento normalmente é utilizada em mercados onde não se tem uma concorrência expressiva ou somente sua empresa possui um determinado produto.
Neste caso o preço de entrada no mercado é alto, porém com baxo investimento em comunicação, pois a concorrência é quase inexistente.

A estratégia de Penetração Rápida se dá em mercados onde os produtos são considerados commodities, os consumidores são muito sensíveis ao preço e a concorrência é fortíssima.

Sendo assim, o produto é lançado com preço baixo e um alto investimento em comunicação, pois a concorrência está a todo momento em ação e também investindo em comunicação.

Esta estratégia é utilizada quando o produto sobrevive de volume de vendas.

A estratégia de Penetração Lenta é utilizada em mercados os os produtos são commodities, com alta concorrência, porém não se tem a necessidade de alcançar alto volume rápidamente.

Muitos varejistas utilizam esta estratégia para o lançamento de marcas próprias ou fabricantes para marcas de segunda linha.

Neste caso o preço de entrada no mercado é baixo e o investimento em comunicação também é baixo, pois existem outras linhas de produtos sustentando os investimentos nestes novos produtos.

Pense muito bem quando for entrar em novos mercados ou quando for lançar novos produtos e veja qual a melhor estratégia para o seu produto de acordo com o orçamento disponível e o posicionamento de sua empresa.

Sucesso a todos!

You May Also Like

0 comentários