Como calcular a amostra de uma pesquisa de Marketing?



Pesquisa de marketing é um tema importantíssimo para o sucesso de muitas empresas e produtos. Porém muitos encontram dificuldades para realizar uma pesquisa ou avaliar uma pesquisa realizada por uma empresa contratada.
Abaixo demonstro como calcular o tamanho da amostra (Ex. Quantidade de clientes) de uma pesquisa de acordo com as condições existentes em sua empresa.


Deixando conceitos técnicos de lado, vamos à pratica:


A maneira mais simples de se calcular uma amostra é através da seguinte fórmula:
n=(S²*Z²)/(e²)


Onde:
  • n = tamanho da amostra que será calculado (Quantidade de clientes que participarão da pesquisa);
  • S² = variância ao quadrado; (Assumiremos sempre 0,25) 
  • Z = desvio padrão referente ao intervalo de confiança. (Existe uma tabela de acordo com o intervalo de confiância que você quer em sua pesquisa, não precisa calcular)
  • e = erro amostral ou margem de erro. (Você decide)
Exemplo prático:


Se sua empresa deseja realizar uma pesquisa com margem de erro de 3%, com um índice de confiança de 95% a resolução seria o seguinte:
Obs.: Quando não sabemos a variância ao quadrado, por convenção assumimos o valor de 0,25.


n = (0,25*1,96²) / (0,03²)
n = (0,25*3,8416)/( 0,0009)
n= 0,9604 / 0,0009
n = 1.067,11 ou seja 1.067 Pessoas ou clientes.


Supondo que sua empresa esteja mudando o logo e está pesquisando entre dois modelos diferentes, será necessário pesquisar 1.067 clientes, sendo assim, o logo mais votado representará o a escolha do total de seus clientes que pode ser de 5.000 clientes ou 100.000 clientes.

Pronto, agora você já sabe quantos clientes precisará pesquisar para se ter uma pesquisa confiável para sua tomada de decisão!

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